Durante o a Semana da Criança – JIM Mirim 2019 foram trabalhadas as temáticas do respeito, da solidariedade, da cultura da paz, da empatia e da liderança positiva. Entre outros valores, realizou-se o “Projeto Bullying” com os estudantes do 2º e 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do Colégio Marista São Luís, com o objetivo de trabalhar a temática de forma preventiva no ambiente escolar.

A orientadora educacional Kelciene Lima ressaltou “o Projeto Bullying do Colégio Marista São Luís é um momento de culminância de diversas reflexões realizadas durante todo o ano sobre respeito ao próximo e suas diferenças, para inibir esse fenômeno que tanto interfere no desenvolvimento emocional e consequentemente na aprendizagem, uma vez que é necessário estar feliz para que ela ocorra de forma tranquila.”

A atividade aconteceu em quatro etapas: primeiramente um debate em que as crianças falavam o que entendiam sobre o bullying e experiências vividas no seu dia a dia; um segundo momento foi constituído por uma explanação da cartilha Marista “não curto bullying, sou Marista e respeito as diferenças”; em seguida foi projetado um filme curta-metragem de sensibilização com desfecho positivo sobre a temática; por fim, realizou-se uma dinâmica na qual os estudantes puderam fazer a experiência de se sentir excluído do grupo, a fim de que eles mesmos pudessem refletir sobre a vivência.

A mensagem principal é que o silêncio deve ser interrompido, pois o bullying se alimenta dele e a fala é a única forma de combatê-lo.

Respeito ao próximo faz parte do mundo Marista.