Aconteceu, na manhã da quarta-feira (14/08), a palestra inaugural do Projeto Simulado Internacional das Nações Unidas Marista (SIM) para os estudantes do 9º ano do pré-médio e 1º ano do Ensino Médio com o professor Ms. da UNICAP Manoel Severino Moraes de Almeida e a estudante de direito Maria Júlia.

A palestra teve como tema os “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – perspectivas e desafios”. Durante sua fala, o professor fez uma retrospectiva histórica da existência dos direitos humanos no contexto mundial que levou, há 70 anos, à criação da ONU – Organização das Nações Unidas, interagindo com os estudantes e abrindo espaço para perguntas sobre o conteúdo abordado.

A ex-aluna Marista e atual estudante de direito Maria Júlia falou sobre a importância do projeto e a grande oportunidade que os estudantes terão em ser agentes de mudança do mundo.

“Vocês são pequenos engenheiros do futuro e, metaforicamente falando, é uma grande construção e esta é uma oportunidade de construir um mundo melhor. Estamos trazendo essa noção dos direitos humanos para que vocês entendam que ‘o que fere uma pessoa, acaba ferindo todas as outras envolvidas’. E, se tem alguma coisa errada no mundo, isso vai nos afetar, pois temos essa questão da fraternidade. Dessa forma, temos a chance de nos colocar no lugar do outro, de saber ouvir e respeitar, o que fará de você um profissional diferenciado, mas, acima de tudo, um ser humano diferenciado”, disse Maria Júlia.

Em seguida, Elvis Caio – professor dos componentes de Educação em Direitos Humanos e de Ensino Religioso, além de ser o coordenador do projeto, no Colégio – apresentou a linha metodológica a ser adotada com a vivência dos júris simulados e dos fóruns. Esta atividade constituiu-se numa excelente e instigante ferramenta de reflexão sobre o mundo em uma escala ampliada, sobre política e relações internacionais, contribuindo para uma formação mais abrangente e atualizada do estudante.

A culminância do projeto será no dia 1º de novembro na expectativa de significativos debates em prol de um mundo melhor.