“Neste ano, em que celebramos os 20 anos de canonização do Padre Champagnat (18 de abril), somos convidados, como Maristas, a vivenciarmos o tema ‘Champagnat, agente de mudança!’ e o lema ‘Vejam, estou fazendo uma coisa nova’ (Is 43,19), aprofundando a educação ambiental dos(as) nossos(as) estudantes”. (Texto Base SCM 2019)

Durante a Semana Champagnat Marista 2019 (SCM) – entre os dias 3 e 7 de julho, no Colégio Marista São Luís –, foram articuladas diversas atividades que proporcionaram a todos uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.

Os estudantes da Infância Missionária realizaram a atividade de plantar o “papel cartão” com sementes, além de escreverem uma carta ao Diretor, Ir. Wellington Medeiros, elencando ações que desejam ver o Colégio realizar, mostrando assim o cuidado com nosso planeta de uma maneira mais concreta.

Ocorreu, também, a celebração eucarística em honra ao fundador, durante a Formação Continuada dos professores, ocasião em que o Ir. Wellington mediou um momento destacando pontos importantes do texto base da SCM.

No dia 6 de junho ainda aconteceu um momento cívico com as crianças do Maristinha.

Noutro momento, os membros do conselho pedagógico participaram de um espaço orante na Capela São Marcelino Champagnat, onde o Ir. Cassiano Lima, Coordenador de Pastoral, mediou a partir da carta do Ir. Ernesto Sánchez (Superior dos Maristas) sobre o dia 6 de junho, dizendo: “– Estamos aqui para respondermos a um chamado, somos Maristas, e hoje estamos em festa no céu e na terra e em ação de graças somos convidados a viver de acordo com o coração de Maria, de forma pessoal e comunitária”, concluiu.

A SCM 2019 foi vivenciada também dentro de sala de aula: os estudantes do Maristinha plantaram uma muda no jardim, com o objetivo de discutir os valores e a importância do cuidado com a natureza e nosso meio. Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental realizaram atividades voltadas para a conscientização e preservação do meio ambiente, confeccionando instrumentos musicais de materiais reciclados, entregando cartas para colaboradores e estudantes com a mensagem “Cuide bem do seu Colégio e da casa comum”. Já os anos finais do Ensino Fundamental realizaram atividades reflexivas sobre a temática na biblioteca. Enquanto o Ensino Médio articulou um aulão sobre os impactos ambientais e realizam uma blitz de limpeza, em dois parques próximos ao Colégio.

A semana inspirou e motivou todos a fazerem algo novo, a cuidar da casa comum, a plantar sementes de amor, de fé e de esperança.