Nos dias 27 e 29 de maio, no auditório do Colégio Marista São Luís, aconteceu o Projeto “Túnel del Tiempo/Time Tunnel”, envolvendo os estudantes do 2º ano do Ensino Médio. O projeto consiste em trabalhar as quatro habilidades de uma língua estrangeira: ler, escrever, ouvir e falar, utilizando, para isso, os acontecimentos marcantes das décadas de 50, 60, 70, 80, 90 e anos 2000 com suas manifestações históricas e culturais, realizando, assim, uma viagem no tempo às nações de língua inglesa e espanhola.

Cada turma se responsabilizou por uma década, após sorteio, apresentando, em língua estrangeira (inglês e espanhol), vários aspectos que marcaram o período, promovendo uma reflexão sobre a trajetória da humanidade a partir da historicidade das variadas práticas culturais e avanços tecnológicos de cada uma das décadas exploradas.

Os participantes foram organizados em seis equipes de trabalho: comissão organizadora; pesquisadores; roteiristas; cerimonialistas (apresentadores); atores / dançarinos / músicos e técnicos (iluminação, figurino, cenário, áudio, vídeo e limpeza). Por fim, os estudantes que compõem a comissão organizadora entregaram um relatório da participação individual e coletiva das turmas aos professores, para o processo avaliativo.

Esse trabalho oportuniza, aos estudantes, a liberdade artística por meio de pesquisas na internet e debates que resultam em nostálgicas e encantadoras apresentações musicais, teatrais, desfiles de moda, entre outras manifestações artísticas. Eles recebem a proposta com entusiasmo e concluem o trabalho com euforia, orgulhosos, felizes com o resultado e bem mais unidos.