O Colégio Marista São Luís está vivenciando a Semana Champagnat Marista (SCM) 2019, que tem como tema “Champagnat, agente de mudança” e como lema “Vejam, estou fazendo uma coisa nova”. A proposta dessa Semana tem como objetivo “alertar sobre a importância de ser agentes de mudança com relação à preservação ambiental”, como explica o texto base da SCM.

Por ocasião dessa vivência e do Dia Mundial do Meio Ambiente, dois grupos da Infância Missionária do Colégio Marista São Luís tiveram um encontro muito especial, no qual puderam refletir sobre o que se pode fazer no dia a dia para cuidar da “Casa Comum” que é o planeta Terra. O estudante Lian de França, do 3º ano C, do ensino fundamental, refletindo sobre suas ações, disse: “-Eu acho que plantar árvores é uma coisa muito importante para o nosso meio ambiente e eu não tenho feito muito isso ultimamente, mas vou começar a fazer”.

Após esse momento de partilha e reflexão, as crianças fizeram a plantação do cartão semente da Semana Champagnat Marista 2019 e, em seguida, foram visitar e levar sua muda para o jardim do Colégio, onde escutaram do jardineiro, o colaborador Otaciliano Lemos, os cuidados necessários para que uma plantinha cresça saudável.

A atividade foi concluída com uma Ave-Maria e a saudação da Infância Missionária “De todas as crianças do mundo, sempre amigos”, que expressa bem o sentido de unidade entre todos os habitantes da casa mãe – pois cada vez que se faz algo pela vida do planeta, se faz pela vida de cada irmão e irmã que nele habita.

Ainda como vivência da Semana Champagnat 2019, as crianças do grupo da Infância Missionária “Bem-aventurado Henri Vergès” se encontraram para refletir sobre a necessidade da preservação ambiental. Nesse encontro, em meio às suas discussões, tiveram a iniciativa de escrever uma carta ao Diretor do Colégio, na qual sugeriram ações que desejam que o Colégio realize para que neste espaço educacional o cuidado com o planeta se manifeste de maneira concreta.

Em 06 de junho, Dia de São Marcelino Champagnat, as crianças foram recebidas com alegria pelo Diretor do Colégio, para fazer a entrega dessa carta e partilhar suas inquietações. O Diretor as ouviu, parabenizou o grupo e se comprometeu a realizar o que for possível para que seus pedidos sejam considerados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar