Altar preparado na sala de aula. Foto: Colégio Marista São Luís.

“O relacionamento do Cristão Católico com Maria, a Mãe de Jesus, é essencialmente filial e esse vínculo, evidentemente, é o amor. Há uma verdadeira devoção a Nossa Senhora em diversos lugares no Brasil e no mundo” destacou a professora Daniela Queiroz do componente curricular de Ensino Religioso.

O que seria a devoção? Devoção é afeição; dedicação, amor ou afeto demonstrado. Nisso, pessoas em lugares diferentes, demonstram muito amor e carinho a Nossa Senhora. E, os seus devotos descrevem momentos de sua aparição ou apenas da sua afeição. A Igreja Cristã Católica dedica o mês de maio a Maria, popularmente conhecido como mês mariano, que tanto clama aos seus filhos a conversão, a oração e a entrega do coração ao seu filho Jesus.

Altar preparado na sala de aula. Foto: Colégio Marista São Luís.

E para se aprofundarem neste fenômeno religioso de devoção, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Marista São Luís, orientados pelas professoras Daniela Queiroz (Ensino Religioso) e Inaiá Pantoja (Arte), realizaram uma pesquisa e apresentaram um seminário sobre a “Devoção a Nossa Senhora”. Durante as apresentações, os grupos construíram um altar em sala de aula, de acordo com as tradições pesquisadas, fazendo uso de livros, imagens, flores e outros artefatos.

Este trabalho interdisciplinar proporcionou aos estudantes um aprofundamento nas tradições cristãs católicas.