Dentre os estudos desenvolvidos acerca das Vanguardas Europeias, os estudantes do 8º ano, dos anos finais do Ensino Fundamental, do Colégio Marista São Luís, sob a orientação da professora Karla Martins, vivenciaram algumas ideias defendidas pelos artistas do Futurismo, como a exaltação de movimento e da velocidade na composição das obras de arte.

Para tanto, a metodologia contemplou a articulação entre a teoria e a prática propondo uma experiência com a ocupação e o dinamismo dos corpos dos estudantes no espaço e a sua tradução por meio do desenho de observação.

As obras de Umberto Boccioni (1882-1916) e Giacomo Balla (1871-1958) serviram de estímulo para as composições que foram desenvolvidas nas aulas.