Aconteceu na última terça-feira (16), no Ginásio de Esportes Champagant, o espetáculo da Paixãode Cristo – Pelos Olhos da Mãe, inspirados no tema da Campanha da Fraternidade em 2019: “Fraternidade e políticas públicas,” construiu-se uma dramaturgia através do olhar de Maria, a grande mãe. A partir dela, vária Marias foram representadas: As Marias do dia a dia, as Marias dos morros, as Marias que lutam diariamente para sustentar bravamente os seus filhos.

Os estudantes das escolinhas de Teatro e Grupos Artísticos Dose Humana e Andança, do Serviçode Arte e Cultura-SEAC, do Colégio Marista São Luís entraram em cena, buscando, para além desuas vivências artísticas, provocar uma reflexão sobre o olhar para os excluídos e sobre o real sentido da Páscoa: o amor.

Na simplicidade das Marias brasileiras, provocou-se discussões sobre o Jesus transportado para os dias de hoje: a criança pobre, nascida em lugar humilde, que existe e que encontra-se em cada canto do Brasil. Em qual medida está o o olhar para essas crianças? De que forma se contribui para mudar essa realidade, seja através da luta e aplicação de políticas públicas, seja tentando tirá-las deuma invisibilidade social que machuca, para dar a elas a atenção, o amor e a ajuda de que precisam? Como  mudar essa realidade a partir de pequenos atos de empatia?

“Essa provocação nos move de lugar na medida em que passamos a refletir, a conversar e a nos entender em meio a todo esse processo para que possamos até mesmo, começar a mudar algumas realidades. Nossa intenção, amparados por uma obra artística é a de suscitar o debate, relembrar os ensinamentos de Cristo e oferecer para os estudantes e suas famílias um momento que una entretenimento, religiosidade, debate e, sobretudo, reflexão artístico-pedagógica em torno da nossa realidade. Somos um todo dentro de um mundo que precisa de mais atenção, cuidado e afeto.” Afirmou Daniela Travassos coordenadora do SEAC (Serviço de Arte e Cultura).

O espetáculo  emocionou a todos que estavam presente, que aplaudiu de pé ao fim da encenação. Foi transmitida uma mensagem que é necessário olhar para o próximo com cuidado e empatia e a partir disso entender e mudar a realidade. Assim como nas palavras de Cristo“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Eis aí um bom começo.

FICHA TÉCNICA:

Produção: Colégio Marista São Luís

Direção de Produção / Coordenação Geral: Daniela Travassos

Produção Executiva: Daniela Travassos e Djalma Júnior

Co-produção: Pastoral

Direção e Dramaturgia: Emmanuel Matheus

Elenco: Turma de Teatro Para Crianças, Grupo Dose Humana e Grupo Andança

Figurinos e Cenário: Djalma Júnior e Valner Ferreira

Direção musical: Rostan Júnior

Roteiro de ação: Emmanuel Matheus e Rphaela França

Realização: SEAC (Serviço e Arte e Cultura)