“Refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”, este é um dos itens do capítulo “ver” do texto base da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, que traz como temática: Fraternidade e Políticas Públicas inspiradas pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

Pensando nisso, foi desenvolvido o “Projeto Interdisciplinar – Somos Parte da Mudança”, dos componentes curriculares de Ensino Religioso, Ciências e Geografia, que teve como objetivo estimular os estudantes a observar a participação em políticas públicas à luz da palavra de Deus, baseados na doutrina social da Igreja.

A partir disto um dos grupos de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com idade na faixa dos 11 anos, desenvolveram um projeto com o tema “o uso dos canudos de plástico”, para uma mudança de hábitos na prestação de serviço da cantina do Colégio Marista São Luís.

O projeto foi apresentado em sala de aula para os demais estudantes, porém o objetivo dos estudantes não parou por aí.

Com o término da apresentação os estudantes se dirigiram a sala do Diretor do Colégio Marista São Luís, Irmão Wellington, e apresentaram o projeto pedindo seu apoio.

Com o apoio dado, na última sexta-feira, 05 de abril, os estudantes reuniram-se com o Vice-Diretor Administrativo, Leonardo Gomes, e os arrendatários da cantina do Colégio, sugerindo que os canudos de plástico fossem trocados por canudos de papel, assim como uma maior consciência na utilização dos copos descartáveis.