Todos os anos, a participação dos estudantes do Colégio Marista São Luís nas Olimpíadas de Conhecimento é ativa e, neste ano, não poderia ser diferente. Para dar continuidade a essa participação, informamos sobre a 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil já está com as inscrições abertas.

Tendo formato diferente das demais olimpíadas, a Olimpíada em História do Brasil é realizada através de equipes: cada equipe tem até quatro participantes, sendo três estudantes e um professor de História, que irá orientar os participantes ao longo do processo. Aqueles que quiserem participar precisam estar matriculados do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Os professores orientadores poderão orientar mais de uma equipe. Aqui, do Colégio Marista São Luís, os professores responsáveis serão Rafael Rocha e Rogério Ribau.

A Olimpíada Nacional de História do Brasil é composta por seis fases on-line e um presencial. Cada fase terá a duração de uma semana para a resolução das questões.

As respostas às questões propostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com o educador, em encontros realizados, semanalmente, nas sextas-feiras (10, 17, 24 e 31/05; 07 e 14/06), no horário das 14h às 15h30, no Laboratório de Informática (Biblioteca) ou nas quartas-feiras (08, 15, 22 e 29/05; 05 e 12/06), no horário das 14h30 às 16h, no Laboratório de Informática (Biblioteca). Após seis fases on-line, as equipes classificadas participarão da fase final que acontecerá, na Unicamp, no dia 17/08, através da realização de uma prova dissertativa.

No primeiro período desta Olimpíada, as inscrições acontecerão do dia 14/02 até 31/03, com valor de R$ 78,00 reais por equipe. O segundo período será de 21/03 a 26/04 e custará R$ 118,00.

Para ter acesso aos participantes da ONHB basta clicar aqui