Na sexta-feira (15 de março), aconteceu no Colégio Marista São Luís, unidade sede do Intercâmbio Marista Esportivo, Cultural e Pastoral de 2019 que acontecerá entre os dias 5 a 8 de setembro, a reunião presencial com os diretores Ir. Wellington Medeiros (Diretor do Marista São Luís), Ir. José de Assis Brito (Diretor Marista Natal), Ir. Carlos Henrique da Silva (Diretor do Marista Patamares), Ir. Iranilson Lima (Diretor Marista Nazaré), Sérgio de Oliveira (Diretor Marista Pio X), Ir. Cláudio Jairo (Representante do Marista Surubim). Representando a Gerência Socioeducacional estavam Paulo César (Analista Educacional), Deysiane Pontes (Coordenadora Educacional) e Gleice Ferreira (Analista SETE/SEAC), além de Lucielma Ribeiro (Vice-Diretora Educacional), Ir. Cassiano Lima (Coordenador de Pastoral), Luiz Bernardino (Coordenador do SETE), Daniela Travassos (Coordenadora do SEAC), Tamirys Torres (Facilitadora de Comunicação) e Cláudio Guimarães (Encarregado de Segurança) do Colégio Marista São Luís.

A pauta dessa reunião foi construída com a participação de todos os representantes dos Colégios Marista que participarão do Intercâmbio, visando às tomadas de decisões estratégicas e a criação das comissões de articulação com vistas ao sucesso do evento, junto aos estudantes e às famílias.

O intercâmbio é encontro e o objetivo é que o mesmo marque a vida daqueles que participam deste espaço de evangelização, de formação, de sabedoria, onde todos estão de coração aberto para construir laços e realizar uma experiência de Deus e com Deus.

O Ir. Assis afirma que “o intercâmbio esportivo cultural pastoral é sempre uma possibilidade, principalmente de convivência, de partilha de vida, das experiências do nosso cotidiano escolar, então, para nós, torna-se uma grande vivência a ser valorizada porque nos fortalece como Maristas, fortalece o nosso projeto educativo e a nossa missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado pela presença com o outro, pela interação, pela interlocução nessas atividades que são propostas.”

A reunião iniciou com um momento de oração realizada pela Pastoral do Colégio Marista São Luís, em seguida, foram apresentadas as recomendações do Escritório Central ressaltando que o intercâmbio é uma culminância pastoral, cultural e esportiva de um processo pedagógico realizado dentro do ano letivo de 2019, tratando-se de um evento de cunho significativo para os colégios participantes e para a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). Em seguida, os presentes realizaram uma visita às estruturas do Colégio Marista São Luís, para conhecer tudo o que o Colégio dispõe para a realização do encontro.

Para Paulo César, analista educacional, “esta reunião teve como diferencial ser presencial, para que fosse possível conhecer as pessoas implicadas, principalmente os diretores, conhecer a estrutura do colégio e, em segundo lugar, para estruturar mesmo as questões, com uma pauta extensa, mas que foi possível cumpri-la em seus detalhes, na formação das comissões, no bem-estar dos envolvidos: estudantes e colaboradores.”

No ano de 2019 participarão os colégios: Marista São Luís (unidade sede), Marista Maceió(AL), Marista Natal(RN), Marista Nazaré(PA), Marista Patamares(BA), Marista Pio X(PB) e Marista Surubim (PE) – com até 120 participantes cada unidade nas diversas modalidades cultural, esportiva e pastoral.

Para organização do evento, foram formadas cinco comissões com os responsáveis do setor da unidade sede, das unidades participantes e um diretor. Foram elas:

Estrutura: Leonardo Gomes e Sérgio de Oliveira; SETE: Luiz Bernardino Junior e Carlos Henrique; SEAC: Daniela Travassos e Ir. Iranilson Lima; Pastoral: Ir. Cassiano Lima e Ir. Cláudio Jairo e Comunicação: Tamirys Torres e Ir. Assis Brito.

“Neste momento encerramos a reunião presencial com os diretores interessados em participar do Intercâmbio Marista Esportivo, Cultural, Pastoral. Essa foi a forma que encontramos de unir os Colégios Maristas dentro de uma mesma proposta Marista de Educação através do esporte, da arte e de um fio condutor que deve formar um todo: a dimensão evangelizadora, como evangelizar através do esporte, como evangelizar através da arte, da música, a socialização entre os atletas, os artistas, os educadores, os irmãos maristas, buscando uma educação integral. E a reunião hoje, com o Escritório Central, diretores e lideranças dos setores do Colégio Marista São Luís em comunhão para realização do encontro, me deixa muito feliz.” Afirmou o Irmão Wellington Medeiros, Diretor do Colégio.