Durante as aulas de Arte, sob a orientação e mediação da Professora Inaiá Pantoja, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental vivenciaram o conteúdo sobre a arte produzida na Idade Média.

Os primeiros registros de mandalas são datados do século VIII, na região do Tibete; geralmente elas são usadas em rituais religiosos ou como forma de maior concentração durante a meditação. Em todos os locais a palavra “mandala”, derivada da língua sânscrita (considerada uma língua morta), significa “círculo”.

Dentre as diversas artes existentes na Idade Média, as mandalas encontradas nas Igrejas Medievais foram as propostas que os estudantes produziram. Para algumas religiões, as mandalas são consideradas sagradas ou até mesmo uma representação da passagem da vida.