Aconteceu entre os dias 18 e 22 de fevereiro a Semana Pastoral Marista 2019 (SPM), durante toda essa semana, estudantes, educadores, famílias e colaboradores foram convidados a insistir e a persistir, como maristas novos, na construção de uma sociedade mais justa, com mais amor, respeito, empatia, perdão, amizade.

Os valores e as atitudes do bem trabalhados nesses dias devem estar na interioridade e na intencionalidade das atividades pastorais pedagógicas que serão desenvolvidas ao decorrer de todo o ano de 2019. Sendo a SPM um espaço significativo e mobilizador de como não desistir diante das dificuldades e não deixar de sonhar e construir um mundo mais justo para todos, através da realização de atividades dentro e fora de sala de aula.

Em uma sala especial, a Pastoral do Colégio Marista São Luís trabalhou junto aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio a temática “Persista, Insista” e o lema “Mudar o mundo não é utopia, é justiça”, realizando reflexões e dinâmicas.

Os estudantes do Maristinha se envolveram na contação de história na Biblioteca, em uma corrida de cavalo, na construção de cata-ventos norteados pelas histórias do personagem Dom Quixote.

Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental produziram uma colcha de retalhos, com atitudes do bem para tornar o Mundo mais justo, além da pintura do muro do campo do Colégio com o objetivo de transformar o espaço em que vivem.

Dos anos finais do Fundamental ao Ensino Médio, realizou-se uma atividade com pedras, em que estas podem simbolizar a construção do alicerce, de construção de vida – desenhos de sociedade – são as pedras do caminho para construção do projeto de vida pessoal.

A SPM 2019 também contou com a visita Pastoral do Bispo Auxiliar de Olinda e Recife Dom Limacêdo e com o projeto Eleitor do Futuro em parceria com o Tribunal Regional de Pernambuco (TRE- PE).

Para finalizar essa semana de aprendizado, realizaram-se nos turnos matutino e vespertino intervalos unificados, a fim de celebrar e confraternizar com todos aqueles que fizerem parte da SPM. Pela manhã, a animação ficou por conta do DJ Jairo, professor do componente curricular de Física, e à tarde, no vespertino, a visita do Maracatu Estrela da Sedução. Esse maracatu é composto por idosos do Grupo Sedução do SESC de Piedade-PE. É um exemplo de persistência, pois os idosos ultrapassaram a barreira do tempo, insistiram nos seus sonhos e se tornaram artistas. Eles circulam pelo Recife promovendo a cultura pernambucana. Uma forma de insistir no sonho pessoal e de fazer a sua parte para mudar o mundo através da arte.

O Diretor, Irmão Wellington Medeiros, expressa sua gratidão pela contribuição de cada membro da comunidade escolar: – “Aos nossos estudantes, professores, famílias e colaboradores agradeço pela enorme participação, dedicação e contribuição com a Semana Pastoral Marista. É preciso continuar persistindo de várias maneiras, renunciando ao egoísmo, ao que fere a vida e a liberdade. À Pastoral, meus parabéns pela bela semana planejada! Que continuamos persistindo e insistindo na justiça, sempre.”