“Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada.” Mário Quintana

A temática da Semana Pastoral 2019 nos convida, como formadores da sociedade na construção da justiça, a desenvolver várias atividades junto aos estudantes.

Entre as atividades propostas para a SPM, foi realizada uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, contendo duas ações do “Programa Eleitor do Futuro”.

A primeira ação da parceria foi uma palestra formativa para os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio abordando aspectos de cidadania frente ao papel de cada um na sociedade brasileira. A segunda ação foi a emissão do título de eleitor para os estudantes maiores de 16 anos, tendo cerca de 100 estudantes realizado a emissão do seu primeiro título de eleitor.

A palestra que aconteceu no dia 19 de fevereiro foi ministrada por Eduardo Japiassú, coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e teve como tema “Cidadania e Democracia no Brasil”, porém Eduardo prefere intitulá-la como “Sonhar”.

Os estudantes seguiram as reflexões apresentadas, estando motivados e escutando de forma atenta o que Eduardo se propôs em dialogar com eles. Em uma de suas falas, ele ressaltou que: – “Quem sonha tem vontade, e ter vontade é ter metade. As pessoas que tem vontade estão na metade do caminho, estão um passo à frente”.

Além disso, Eduardo falou sobre a importância do título de eleitor e seu papel transformador: – “O melhor instrumento de transformação é o título e escolher melhor nossos representantes. E toda transformação começa dentro do ser humano, a partir disso teremos um ser humano melhor. Mudem este país, façam seus sonhos se tornarem realidade. Vocês que são jovens podem fazer essa diferença. Acreditem no perdão, acreditem no amor”.

Ao término de sua fala, Eduardo passou a palavra para Álvaro Pastor, servidor da Justiça Eleitoral, que falou como enfrentou os desafios para chegar até onde chegou. Do tempo em que era criança e resgatava os livros dos lixos para levar para casa, afirmando: – “não importa o que você é ou tenha, porque os obstáculos estão na vida de cada um, não é a condição financeira que vai dizer se teremos dificuldades ou não, por muitas vezes os obstáculos somos nós mesmos”.

Este projeto estimula a formação de sujeitos críticos e pensantes, que buscam o melhor para a sociedade em que vivem, todas as palavras faladas foram acolhidas com muita alegria durante a Semana Pastoral 2019 e lembrem-se:  “A vida é da cor que você pinta” – Pe. Mário Bonatti.