As aulas de educação musical, do Colégio Marista São Luís, levam o estudante a ser um agente participativo. Ou seja, o foco é o desenvolvimento da criança, respeitando seu mundo cultural e intelectual.

Nesse âmbito, é priorizada a prática musical, significando que, a partir de vivências lúdicas e de integração coletiva, é permitido aos estudantes criar, apreciar e interpretar conteúdos específicos relativos à música.

Durante essas aulas, os estudantes dos 5os anos do ensino fundamental aprendem sobre o timbre e o ostinato melódico – este é uma frase musical que é repetida diversas vezes na mesma altura. A aula é mediada pela professora Cristiane Côrte-Real, de Educação Musical, que explica:

–  “a receptividade de uma prática de música é bastante positiva. Os estudantes querem e gostam de participar, e eles desejam aprender, com isso, a aula se torna uma marca positiva na memória do estudante. E, ao mesmo tempo que a aula exige atenção, um raciocínio e um ouvir crítico, a criança pode e deve criar, ela experimenta os instrumentos e o cantar. Então a aula de educação musical tem que ser, nesse sentido e processual, onde o estudante é um sujeito ativo, e nesse momento é tudo muito positivo porque eles querem vir e participar. E com essa marca positiva, o sentimento que fica é um sentimento bom de crescimento em grupo para o professor e o estudante.”