Na tarde da última quarta-feira (06 de fevereiro), aconteceu a abertura da Semana Pastoral Marista 2019 (SPM) através de uma videoconferência (VDC) com todas as unidades da Província Marista Centro-Norte.

A SPM 2019 traz como tema “Persista! Insista!” e com o lema “Mudar o mundo não é questão de utopia, mas de justiça” (Dom Quixote) queremos esticar os horizontes utópicos persistindo na busca e construção de um mundo mais justo.

Durante a VDC, Harethon Silveira Domingos – Professor dos componentes curriculares de História, Ética, Ensino Religioso e Cultura Religiosa, do Colégio Marista Dom Silveiro/MG – fez com que todos refletissem e pensassem a temática da Semana Pastoral abordando temas como: o sentido das três violetas Maristas e dos direitos humanos, ressaltando em sua fala que “Precisamos mudar o mundo a partir de nós mesmos, sermos os agentes da mudança, sair de nós mesmos segundo os ensinamentos deixados por Dom Helder, pois através do conhecimento e da fé haverá a transformação.

Em seguida, Fernanda Tolomei – do Colégio Marista São José Barra/RJ – apresentou o projeto do Surf adaptado, trazendo a perspectiva do voluntariado e da inclusão social. Em sua fala, Fernanda afirmou que trabalha há 10 anos neste projeto, transformando o que há de melhor nela a serviço do próximo, realizando assim uma transformação social, insistindo e persistindo no caminho do bem.

Como exemplo de superação social, participou também um ex-estudante Marista (Marlon) da Escola Marista de Terra Vermelha, relatando que através dos projetos da Pastoral Juvenil Marista (PJM) conseguiu superar seus medos e traumas.

Trazendo essas falas, a Pastoral Provincial buscou refletir e aproximar todos da temática da Semana Pastoral e, oficialmente, abrir os trabalhos de planejamento para a semana que acontecerá de 18 a 22 de fevereiro. Do Colégio Marista São Luís, estavam presentes a Equipe Técnica, que compõe o Conselho Pedagógico, e os agentes de pastoral.