No dia 28 de janeiro, as equipes diretiva, técnica e docente do Colégio Marista São Luís iniciaram a sua Jornada Pastoral Pedagógica – JPP 2019, a partir da temática “A Missão do Educador Marista”.

Uma característica da JPP 2019, no seu primeiro dia, foi a presença dos educadores do Colégio Marista de Surubim, reunindo-se com todos os participantes, na Capela do Colégio, através de um espaço orante mediado pela equipe de Pastoral, seguindo em caminhada para uma palestra mediada pelo educador Ricardo Mariz, com o tema “O papel da educação em tempos de turbulência”.

Em seu segundo dia, 29 de janeiro, a JPP contou com um espaço de diálogo com o Diretor do Colégio, Irmão Wellington Medeiros, conduzindo os participantes através de reflexões sobre “Ser Marista” e a importância de cada educador na vida dos estudantes.

No terceiro dia de encontro, 30 de janeiro, a Educação Infantil contou com a presença de Marcella Gomes, analista da Gerência Socioeducacional (GSE), do Escritório Central, de Brasília, dialogando sobre os fundamentos estruturantes das “Diretrizes da Educação Infantil“. E as equipes técnica e docente dos anos finais do Ensino Fundamental, contou com a participação de Matheus Pereira, da Microsoft, para um diálogo sobre “Metodologias Ativas”. No período da tarde, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberam a presença do analista da GSE, Fabiano Moraes, que dialogou sobre “Habilidades do Profissional do Futuro” e a equipe do Pré-Médio ao Ensino Médio, discutiram temáticas reflexivas e normativas contidas no “Guia do Educador Marista 2019”.

Como conclusão desse dia de debates e trabalhos, na noite de 30 de janeiro, por ocasião da abertura da primeira Formação Continuada de 2019, aconteceu a palestra com o professor Humberto Contreras, que conversou e levou os participantes a refletirem sobre a temática “Espiritualidade do Educador Católico”, possibilitando que todos os presentes pudessem olhar o seu contexto de professor-educador-católico numa escola de tradição Marista.

No quarto dia da JPP, 31 de janeiro, os Núcleos de Apoio Pedagógico se reuniram de forma individual, para dialogarem sobre o início do ano letivo 2019.