A preparação para a época natalina começa no Advento, são essas quatro semanas que antecedem o Natal. O Advento significa se preparar para o que há de vir, ou seja, a vinda de Jesus e significa o início do novo ano litúrgico da Igreja Católica.

Com isso, os estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental irão preparar o coração ao longo desses dias antes do Natal, exercitando a gratidão.

A proposta foi a seguinte: durante as aulas de Ensino Religioso, eles produzirão “potes da gratidão”, a partir de materiais recicláveis, baseando-se no livro “Cuidar da Nossa Casa Comum”.

Os estudantes confeccionaram os potes da gratidão em uma verdadeira ação de solidariedade e colaboração na sala de aula, partilhando todo o material utilizado na confecção.

A ação realizada envolveu cada estudante, que pôde escolher um recipiente transparente (reaproveitado) com tampa, devendo deixar um bloco de anotações e uma caneta ao lado em um lugar de destaque na casa deles para que, durante essas quatro semanas do Advento, eles possam escrever todos os dias ao menos um agradecimento e, em seguida, colocá-lo dentro do pote. Esta ação envolve também toda a sua família.

A atividade “Pote da Gratidão” foi mediada pela professora Fabiana Dias Cavalcante, do componente curricular de Ensino Religioso.