As temáticas relacionadas à humanidade perpassa o currículo do Colégio Marista São Luís. No componente curricular de História, os Professores Fabiano Xavier e Maria Thereza Figueiroa, do 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolveram o projeto: as lições do 6 de agosto de 1945.

O terror da Segunda Guerra Mundial marcou várias gerações do seu tempo, e continua a marcar as gerações atuais, e os estudantes do Colégio demonstram bastante interesse por esse tema.

O projeto teve como objetivo compreender o processo da formação e transformação da sociedade, bem como da produção do seu espaço geográfico como resultado das relações socioeconômicas e culturais de poder. A partir disso, os estudantes produziram um jornal verificando e analisando os vários pontos deste enorme conflito.

Alguns dos temas desenvolvidos para o jornal impresso foram o uso das armas nucleares, a Segunda Guerra Mundial e suas consequências, analisar os direitos humanos durante essa guerra, entre outros.

O trabalho levou os estudantes a refletirem não apenas sobre a questão armamentista, mas também a colocarem em prática seus conhecimentos da ciência humana, a fim de obter uma maior compreensão dos fundamentos da democracia e cidadania. Tendo em vista a sua importância para a organização da sociedade