Com a proposta de aprimorar ainda mais a prática de atividades textuais e apresentar novos elementos que os façam pensar historicamente, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, durante o mês de novembro, realizaram uma atividade autoral, produzindo um curta audiovisual, orientados pelas professoras dos componentes curriculares de Produção Textual e História, Anna Carolina Gomes e Thereza Figueirôa, respectivamente.

A produção aconteceu a partir da leitura do livro  escrito por Laurentino Gomes, o literário 1808, que possui elementos argumentativos.

O trabalho com a linguagem do audiovisual – sendo roteiros, imagens e argumentações – contribuiu para um maior desenvolvimento crítico do mundo e das novas tecnologias. A produção do audiovisual também promoveu um diálogo com o passado, comparando-o com as questões presentes.

A prática permitiu que os estudantes trabalhassem como escritores e leitores críticos, fazendo-os atuar de forma ativa na sociedade onde estão inseridos.