O dia da Consciência Negra é comemorado todos os anos no dia 20 de novembro, em comemoração àqueles que contribuíram de forma honrosa com a sociedade. A data faz referência ao dia em que Zumbi dos Palmares morreu pelo seu povo, na luta por preservar o modo de vida daqueles que fugiram da escravidão.

Em comemoração a esta data tão importante, o Colégio Marista São Luís, realizou uma aula passeio com as turmas dos 4os anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para uma visitação ao Engenho Uruaé, localizado em Goiana/PE.

Através de estudos e pesquisas que foram realizadas, os estudantes ampliaram suas aprendizagens sobre a Colonização no Brasil e sentiram, no Engenho Uruaé, a realidade de serem levados para os tempos da cana-de-açúcar, que contou com a caracterização de personagens e cenas marcantes da época em que os escravos viveram.

A oportunidade dos estudantes vivenciarem o período colonial os conduz a aprender e a entender um pouco sobre a formação do povo brasileiro. Além disso, eles entenderam a importância das etnias na miscigenação desde a época da escravidão aos tempos de hoje.