O componente curricular Educação Musical está presente na matriz educacional do Colégio Marista São Luís, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando contribuir para a socialização das crianças e aproximá-las de manifestações da cultura, além de conhecer mais sobre as expressões por meio dos sons e desenvolver habilidades como o canto, a execução instrumental, a audição e a improvisação sonora.

Durante as aulas do educador Emerson do Nascimento, com os estudantes do 4º ano do ensino fundamental, realizou-se um exercício com os “Boomwhackers”, que são tubos percussivos melódicos feitos de plástico. O objetivo dessa atividade é trabalhar em cada participante a produção e realização musical como também o desenvolvimento do cérebro, abrindo os canais e facilitando a compreensão de um modo geral, garantindo o processo de aprendizagem em que os estudantes aprendem de forma prática e dinâmica, sob a mediação de um educador.