A passagem para o Ensino Médio é um momento bastante crucial e cheio de nervosismos, por isso aconteceu, no dia 14 de novembro, no Colégio Marista São Luís, o bate-papo #Vemensinomédio, que contou com a participação dos alunos do 9º ano, que estão na fase de transição.

O #Vemensinomédio teve a mediação de Ana Cristina Santos (Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio), Beto Sá (Coordenador Pedagógico do 1º e 2º anos do Ensino Médio) e Daniella Menezes (Orientadora Educacional do 1º e 2º anos do Ensino Médio), explicando como é a transição para o Ensino Médio; além de esclarecer dúvidas e expectativas dos estudantes que passarão de uma fase para outra.

Estudantes do atual 1º ano do Ensino Médio também participaram do evento e Júlia Domingues  disse durante o bate-papo que se preparar, ao longo do ano, permite que eles tirem sempre notas boas.

A Orientadora Educacional explicou como será a organização curricular dos 1os anos. Daniella ainda falou sobre a organização de rotina que os estudantes podem ter, e que ao início do ano letivo eles receberão essa orientação.

A Coordenadora do Ensino Médio Ana Cristina dialogou sobre as avaliações e simulados preparatórios para o SSA-UPE e Enem. Vestibulares que acontecem ao longo das três etapas letivas. Já o Coordenador Pedagógico Carlos Alberto sinalizou a importância de manter os estudos em dia, organizar uma rotina. Além disso, explicou sobre a estrutura das provas do SSA e seus pesos nas 3 fases.

Esse momento foi bastante importante porque nós, estudantes, pudemos interagir com os professores e coordenadores, para ter uma ideia de como vai ser o ensino médio, e também fez a gente lembrar sobre o tempo que passamos aqui no 9º ano e o que vamos levar pro 1º ano. Achei bastante interessante porque outras escolas não têm esses momentos, e aqui a gente pode conhecer melhor, ter uma ideia do que vai acontecer com a gente porque todo mundo está nervoso, e hoje ajudou muito a nos deixar mais calmos”, esse foi um trecho do depoimento de Júlia Souto Maior, que é estudante do 9º ano do Colégio Marista São Luís.

Sobre o projeto Rumo ao Ensino Médio, a Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Apoio Pedagógico-NAPII comentou que “esse momento a gente considera extremamente importante, não só pela proximidade que provoca no estudante do ensino fundamental com a equipe, com a vivência do 9º ano, mas também para esclarecimento, tirando dúvidas sobre aquilo que muitas vezes assombra em que o ensino médio é extremamente difícil, além da conta e eles começam a ouvir dos próprios pares, dos colegas do 1º ano que não é tão difícil assim”, finalizou Regina Coelli.