Os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental, do Colégio Marista São Luís, aproveitaram um conteúdo das aulas de Produção Textual para fazer uma viagem no tempo. A partir do estudo do gênero textual ‘Relato de Memórias’, a proposta foi realizar um resgate da história através de alguma fotografia pessoal e, nesse contexto, refletirem sobre as fotos que contam memórias. Com o desafio de refazer a imagem, tentando se aproximar da original, os estudantes precisavam levantar uma investigação com suas famílias sobre os detalhes da foto. “Aproveitei esse assunto para contextualizar uma temática muito séria, a questão das selfies. Elas são uma realidade na vida de qualquer pessoa conectada, mas em muitas situações podem deixar de lado a tradição da foto que preserva momentos especiais, seja com a família e amigos ou nos lugares que passamos. Esse gênero textual tem como características a narração e descrição, o que garantiu que os estudantes pudessem contar e detalhar o que havia ocorrido na imagem. A ideia era deixar uma inquietação nos estudantes, para que juntos com suas famílias ou amigos resgatassem as fotografias que preservam nossas lembranças”, explicou o professor Alexandre Amorim.

Confira mais imagens desta atividade: Clique aqui e aqui.