História

No Brasil Marista, a necessidade de uma ação evangelizadora com linha pastoral se acentuou a partir do Encontro Nacional de Assessores Maristas, em 2005. A partir de então, teve início um trabalho de articulação e construção conjunta entre as Províncias, em vista de definir uma proposta de Pastoral Juvenil Marista, aproveitando as experiências de evangelização juvenil existentes para apontar novos rumos para a caminhada conjunta, em sintonia com a Igreja do Brasil.

No processo de construção da proposta da PJM, as Diretrizes Nacionais da Pastoral Juvenil Marista foram assumidas em conjunto pelas Províncias Maristas do Rio Grande do Sul, Brasil Centro-Sul e Brasil Centro-Norte, e o Distrito Marista da Amazônia.

Na Província Marista Brasil Centro-Norte, a Pastoral Juvenil Marista foi implantada a partir de duas experiências de evangelização juvenil no espaço escolar: o EDA-REMAR – Embarcação da Amizade/Renovação Marista – e o GAMAR – Grupos de Alunos Maristas. Ao longo do ano de 2007, estudantes e assessores dos grupos assumiram o processo participativo de construção dos fundamentos e orientações para cada um dos cinco Momentos e suas respectivas fases.  Em Assembleia Provincial da PJM, realizada de 23 a 27 de janeiro de 2008, finalizou-se o processo de sistematização, oficializando a proposta provincial de ação evangelizadora da PJM.