Quem somos

Marcelino Champagnat considerava a educação como meio privilegiado para levar as crianças, adolescentes e jovens à experiência pessoal de fé e fazê-los “bons cristãos e virtuosos cidadãos”, ajudando-os a crescer em humildade e tornarem-se pessoas integradas e de esperança, comprometidas com a transformação social.    

Inspirado em Maria, São Marcelino Champagnat nos deixou três características que nos desafiam constantemente na ação com as juventudes. Na raiz, encontramos a humildade, que nos faz reconhecer nossas potencialidades e limites e nos desafia a assumir nossa humanidade; a simplicidade que se revela na nossa forma de agir, em relações autênticas e sinceras conosco, com os outros e com Deus; a modéstia que nos leva a fazer o bem com gratuidade, sem ostentação, da maneira expressa por Jesus: “Que tua mão esquerda não saiba o que faz a tua direita”. (Mt 6,3).

Com espírito missionário, estamos abertos a todos os jovens, independente da sua crença, como nos motiva as Constituições dos Irmãos Maristas, 83: “Vamos aos jovens lá onde eles estão. Vamos com ousadia aos ambientes, talvez inexplorados, onde a espera de Cristo se revela na pobreza material e espiritual”.

Mediante isso, a Pastoral Juvenil Marista – PJM é uma opção de evangelização com adolescentes e jovens feita pelo Instituto Marista que se fundamentada em um Processo de Educação na Fé. O processo é dividido em cinco momentos: Estrela, Coração Acolhedor, Boa Mãe, Cruz e Três Violetas.