Participantes do II Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil (Foto: Jovens Conectados)

A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), por meio da Pastoral Juvenil Marista, participou do II Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, que aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 7 e 9 de setembro.

O Encontro, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reuniu jovens e padres de todas as dioceses e paróquias do Brasil, para avaliar como tem sido a caminhada desde que houve o primeiro encontro, em 2014. Na ocasião, os jovens renderam graças a Deus pelos 10 anos do Documento 85, da CNBB, que versa sobre a evangelização da juventude.

Durante o Encontro, foram propostos três eixos para reflexão – missão, capacitação e estrutura de acompanhamento e comunicação -, nos quais os jovens reavaliaram a caminhada do triênio anterior (2014-2017), lançaram desafios inéditos, e trouxeram novas expectativas.

Na dimensão da missão, foi abordada a importância das expedições missionárias que servem para despertar e tocar corações. No eixo capacitação, foram divulgados os cursos existentes, para reforçar a necessidade de pessoas preparadas e capacitadas para acompanhar e assessorar os jovens e adolescentes. Na dimensão comunicação, destacou-se a importância dos meios de comunicação para divulgar e tornar conhecido o trabalho das dioceses.

Para Nayraline Oliveira, analista de pastoral, da Coordenação de Evangelização, o eixo capacitação foi um dos mais discutidos, pois viu-se o quanto é necessário acompanhar o jovem nesta caminhada. “É preciso oferecer formação para que se capacitem pessoas, e as tornem aptas para assessorar o jovem na caminhada pastoral”, declarou.

Ao final do evento, os jovens reafirmaram, por meio de carta, o compromisso em aprofundar as linhas de ação do primeiro encontro – missão, capacitação e comunicação, além de acrescentar dois novos eixos: ecologia e políticas públicas. Eles foram chamados a serem multiplicadores da alegria do evangelho, e a “a sair do sofá, e colocar-se para fora”, como pede a doutrina da Igreja.

Fonte: Jovens Conectados – Comissão para a Juventude CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar