A Pastoral Marista é um serviço presente na vida escolar dos Colégios Maristas. Os agentes de Pastoral são responsáveis por transmitir os ensinamentos cristãos, ou seja, ensinar valores e cultivar o carisma marista no coração das crianças e jovens educandos.

As matrículas para os serviços em 2020 estão abertas. Os alunos que desejam ingressar na Catequese (1ª Comunhão e Crisma) e na PJM – Pastoral Juvenil Marista devem se dirigir a Pastoral até o dia 31/03/2020 para realizar a inscrição.

A Missão Marista de Solidariedade 2020, projeto que acontece no primeiro semestre do ano, está chegando, e os alunos que manifestarem o desejo de participar devem realizar a pré-inscrição entre o período de 10/02 a 14/02 pelo link: http://gg.gg/mms2020

Conheça os projetos e serviços oferecidos pela Pastoral Marista!

Amar – Acolhida Marista

O Projeto Amar constitui-se de um momento cheio de alegria, e seu objetivo é levar a presença e amor que são próprios do carisma Marista. O Amar tem o objetivo de fortalecer o carisma Marista na vida dos educandos por meio da espiritualidade cristã e valores Marista, sendo realizado em todas as salas do NAP I e II, com duração de 15min a 20min.

No início da manhã e da tarde, na escola, os educandos vivenciam, por meio deste projeto, momentos de evangelização através da música, dança, arte e cultura para que se faça valer o sonho do nosso fundador Marcelino Champagnat de “tornar Jesus Cristo conhecido e amado”.

Catequese – 1ª Eucaristia

A Catequese de Iniciação da Eucaristia tem por objetivo despertar em crianças e adolescentes o interesse por Jesus Cristo e Maria, a Boa Mãe. Eles são inseridos na vida eclesial e social, sendo motivados para o protagonismo infanto-juvenil. Participam deste projeto os estudantes dos 4º e 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, os quais são conduzidos a experimentar uma vivência comunitária, a fortalecer o carisma Marista e a construir um itinerário à luz dos princípios cristãos. O tempo de formação dos catequizandos é de dois anos, com culminância na festa da Páscoa.

• Novas Turmas:

Os encontros das novas turmas de 2020 são semanais, ocorrendo nas quartas-feiras, nos horários das 8h às 9h30min e das 14h às 15h30min.

• Turmas do 2º ano (iniciadas em 2019)

Para os alunos que já iniciaram a Catequese no ano passado, os encontros retornaram nos mesmos dias e horários. O retorno dos encontros será a partir do dia 05 de março de 2020.

PJM – Pastoral Juvenil Marista

É um projeto oferecido aos nossos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio e visa o protagonismo juvenil em meio ao mundo contemporâneo. É um espaço onde os adolescentes e jovens podem exercer e expor os seus desejos de mudança através de discussões e trabalhos concretos baseados nos ensinamentos do nosso fundador Marcelino Champagnat e guiados pelo exemplo da nossa Boa Mãe Maria. Os horários dos respectivos grupos e as informações para inscrições estão abaixo:

Momento Estrela: Educandos do 6º e 7º ano – Quinta-feira das 12h40min às 13h20min.

Momento Coração Acolhedor: Educandos do 8º e 9º ano – Sexta-feira das 12h40min. às 13h20min.

Momento Boa Mãe: Educandos do 1º e 2º ano do Ensino Médio – Quarta-feira das 13h às 13h40min.

Momento CruzEducandos do 3º ano do Ensino Médio – Segunda-feira das 13h às 13h40min.

Catequese – Crisma

Dentro de um itinerário catequético de Iniciação Cristã, a catequese de Crisma é destinada aos nossos educandos do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio. A fim de aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho, queremos levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. O nosso objetivo é também colaborar com a construção dos projetos de vida dos adolescentes e jovens da Unidade e das demais Comunidades Eclesiais em que participam. Os encontros são semanais, ocorrendo nas sextas-feiras, das 14h30min às 16h.

Missão Marista Solidariedade

A Missão Marista de Solidariedade é um espaço-tempo fecundo para a comunidade educativa unificar fé e vida e cada um sair de si e ir ao encontro do outro nas mais diferentes situações em que ele se encontra.

Os educandos do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio podem se inscrever para participar desta ação concreta de discipulado e missionariedade. Para 2020, a proposta da Missão será encerrar um ciclo de três anos na cidade de Pilar – PB, oferecendo nossa presença significativa para as diversas famílias pilarenses, vivenciando com elas um tempo de encontro, reflexão e partilha.