O projeto “Práticas pastorais-pedagógicas no AVA para a defesa de direitos de crianças e adolescentes”, organizado pela colaboradora Luciana Candida, foi premiado em segundo lugar no Prêmio Educador Marista 2020, categoria Pastoral. Com ações realizadas no primeiro e segundo semestre desse ano,  o projeto teve o objetivo de sensibilizar os estudantes maristas, seus familiares e sociedade civil para ações concretas de proteção integral das crianças e adolescentes. As atividades foram realizadas em sintonia com a campanha nacional “Faça Bonito”, que se dedica ao enfretamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, com uma programação mais intensiva de atividades no mês de maio.

Em virtude da pandemia do coronavírus que gerou o distanciamento social, as atividades aconteceram no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), redes sociais e aplicativos de mensagens. Foram realizados de maio a setembro momentos de formação e encontros que promoveram reflexões sobre afetividade, sexualidade e combate ao abuso e exploração de crianças e jovens. Também foram realizados debates e um webinário sobre saúde pública,  além de um júri simulado.

A realização do júri simulado virtual possibilitou aos estudantes conhecimento sobre figuras penais, realidade local e nacional sobre violação de direitos por meio de pesquisas, gerando produção de materiais como vídeos, divulgados em redes sociais.

Confira como foi o projeto:

Vídeo – Projeto – Instagram Marista Tocantins

Vídeo – Projeto: Facebook Marista Tocantins