A dimensão socioemocional é desenvolvida nos colégios e escolas maristas com base na perspectiva da educação integral, refletida em ações pedagógicas que contemplam o autoconhecimento, as relações interpessoais, a ética socioambiental, a tomada de decisões e o compromisso com a solidariedade universal. Tais competências são em vista da busca do sentido da vida, da construção das subjetividades, do protagonismo infantojuvenil, da construção do projeto de vida e da cidadania planetária como compromisso ético-político, tanto dos estudantes quanto dos educadores maristas.

Interioridade e Projeto de Vida

No Marista Centro-Norte, este componente curricular visa contribuir com o desenvolvimento integral do estudante e atende às novas tendências educacionais, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, conforme preconiza a BNCC e a proposta do Novo Ensino Médio. A educação da interioridade é um caminho rumo ao centro do ser, como expressão de sentimentos, de busca do profundo e do essencial que dá sentido ao ser humano. É uma proposta educativa universal, experiencial, aberta, integradora e criativa, voltada para o desenvolvimento de perspectivas humanas universais, como o respeito ao próximo, a reflexão sobre a corporeidade, autoconhecimento e a capacidade de controlar emoções.