A Congregação dos Fráteres de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia (CMM) foi fundada em meados do século XIX, na Holanda, por Dom Joannes Zwijsen (1794-1877) que, na época, era pároco na cidade de Tilburg. Esse fráter, particularmente preocupado com o crescente número de pessoas, sobretudo jovens, em situação de pobreza e risco, inspirado em São Vicente de Paulo (1581-1660), “pai dos pobres”, preparou homens e mulheres para enfrentar essas situações de carência. Dava, assim, início a duas Congregações Religiosas, as quais colocou sob o patrocínio de Maria, Mãe de Misericórdia: as Irmãs de Caridade (1832) e os Fráteres (1844).

Conforme o costume de muitas Congregações do século XIX, a Congregação dos Fráteres concedeu lugar especial à Maria, por ver nela a “face feminina de Deus” e exemplo supremo de seguimento de Cristo e serviço ao Evangelho.

Durante viagem ao Brasil (6 de março a 3 de abril de 1960), o então Superior Geral da Congregação, Fráter Novatus Vinckx (1915-2007), acompanhado pelo Fráter Franciscus de Paula Van Dieten (1899-1985), visitou os padres dos Sagrados Corações, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, foi feito o convite para a Congregação assumir uma escola iniciada na Paróquia do bairro Padre Eustáquio. Foi o modesto início de uma obra grandiosa, que seria o futuro “Colégio Padre Eustáquio”.

Em 14 de fevereiro de 1962, a comunidade se estabeleceu no antigo convento dos padres, à Rua Padre Eustáquio, enquanto o “ginásio” (como era chamado na época) começou a funcionar no mesmo quarteirão, nas instalações do prédio de um grupo escolar estadual, em condições precárias. As matrículas começaram no dia 2 de janeiro de 1962, estendendo-se até o dia 26 daquele mês. O início do ano letivo foi marcado para o dia 2 de março de 1962, data que pode ser considerada como a fundação do Colégio Padre Eustáquio, uma escola confessional, católica, que se orienta pelos princípios cristãos, na perspectiva da solidariedade.

Em 2021, dentro da visão empreendedora de São Marcelino Champagnat, o Marista Centro-Norte dá mais um passo importante para a expansão da sua rede de ensino, ao assumir a gestão do Colégio Padre Eustáquio. Com o agora Marista Padre Eustáquio a instituição abrange 20 colégios e 9 escolas sociais, em 16 estados e no Distrito Federal, na missão de formar cidadãos por meio de projeto educativo voltado ao desenvolvimento do estudante sob a premissa da alteridade, humanidade, ética e espiritualidade cristã.