NEM-logo

Novas disciplinas, conteúdos aprofundados, simulados, provas, teste vocacional… 

Neste ano você terá vários desafios pela frente, mas respire fundo e controle a ansiedade! Estamos contigo e vamos te ajudar a ter confiança para encarar toda essa jornada.

Aperte Start para o seu futuro.

Formatamos o Novo Ensino Médio Marista para te apoiar de forma integral, tanto na preparação para os vestibulares quanto no seu emocional. A ideia é deixar você mais seguro para criar o seu projeto de vida e fazer todas aquelas escolhas que irão guiar sua trajetória.

Se você já sabe o que quer, vamos te ajudar a aprimorar suas habilidades, identificar os pontos de melhoria e alcançar os resultados desejados. Se você ainda está perdidão, cola com a gente que vai dar tudo certo! Vamos te mostrar o caminho certo para você descobrir a carreira que faz seu coração bater mais forte, ok?

O que mudou?

Currículo Flexível

Agora o currículo do Ensino Médio, em todos os colégios maristas do Brasil, é composto por nova configuração. A Formação Geral Básica (FGB) compreende as aprendizagens essenciais do Ensino Médio e a Formação Interdisciplinar Comum (FIC) contempla o aprofundamento em cada uma das quatro áreas do conhecimento. Já a Formação Interdisciplinar Optativa (IFO) possibilita a escolha da área do conhecimento em que o estudante mais se identifica, contribuindo para seu projeto de vida e escolhas de carreira profissional!

Itinerários Optativos

Aqui, você é quem escolhe o seu itinerário de acordo com a sua afinidade, já pensando no curso de nível superior ou carreira que deseja seguir. Os estudantes que desejam cursar Medicina, por exemplo, já irão iniciar sua preparação no primeiro ano do Ensino Médio, com o itinerário optativo de Ciências da Vida e da Saúde. Já aquele estudante que deseja trabalhar como influencer, youtuber ou criador de conteúdo digital, pode dar o pontapé inicial em sua carreira com o conhecimento construído no itinerário de Humanidades e Linguagens. Quanto mais cedo você começa, mais cedo você chega ao topo!

Parceria Marista + PUCRS

Além dos Itinerários Optativos, você poderá escolher 2 disciplinas eletivas ofertadas pela PUCRS, em parceria com o Marista Centro-Norte, para cursar durante o ano letivo. Assim, terá contato com a rotina universitária já no primeiro ano do Ensino Médio, com mais conhecimento de mundo e desenvolvimento da maturidade. Confira a lista:

Primeiro Semestre 2022

  • Negócios Digitais
  • Relações Étnico-raciais

Segundo Semestre 2022

  • Negócios Digitais
  • Inovação em Saúde
  • Relações Étnico-raciais
  • Influenciadores e Estratégias de Marketing Digital

Interioridade e Projeto de Vida

Ao longo de todo o Ensino Médio, você terá um componente curricular chamado Interioridade e Projeto de Vida, para refletir sobre o futuro, se conhecer, amadurecer suas escolhas e construir sua trajetória de vida.

Processos Formativos

O componente curricular Processos Formativos objetiva compreender e trabalhar, a partir da reflexão das avaliações e dos resultados acadêmicos, o projeto de vida e a escolha profissional, contextos necessários para alcançar os objetivos profissionais dos estudantes a partir do rendimento acadêmico em contextos formativos inerentes ao Ensino Médio.

Será que estou pronto para escolher minha carreira?

Por ser uma das decisões mais importantes da sua vida, é natural você se sentir um pouco pressionado, mas fique tranquilo que daremos todo o suporte necessário.

Para descobrir o que gosta de fazer, com quais áreas do conhecimento tem mais afinidade e qual carreira pretende seguir, você fará dois testes vocacionais.

O primeiro, contribui para que o estudante identifique qual área do conhecimento ou itinerário tem mais a ver com seu perfil. O segundo, permite que o aluno identifique o curso superior.

A equipe técnica e docente do colégio também está pronta para recebê-lo no decorrer do ano para dialogar sobre seu projeto de vida e ajudá-lo em todo o processo. Vamos nessa?

Por dentro da preparação para o Enem.

Desde o 9° ano do Ensino Fundamental, começa a jornada de preparação para o Enem e o Vestibular, por meio dos simulados da Evolucional e Estuda.com.

evo | jornada

No Marista, além das Avaliações Externas Nacionais, você conta com a qualidade e a precisão dos indicadores Evolucional, com trilhas personalizadas de atividades e conteúdos recomendados a partir dos resultados apontados pelas avaliações.

evo | enem • o melhor simulado do Brasil, com provas idênticas ao Enem e adaptadas por série, vídeo resolução para todas as questões e resultados calculados com a TRI.

evo | enemfit • simulado adaptado ao planejamento do colégio e relatórios com devolutivas personalizadas.

evo | provas • acesso ao banco de questões Evolucional e indicadores para questões objetivas e dissertativas.

evo | red • plataforma de redação, com jornadas temáticas com 48 propostas Enem, indicadores e comentários por competência e apoio de inteligência artificial para correção.

evo | nitro • plataforma de aprendizagem com algoritmo adaptativo exclusivo Evolucional, trilhas personalizadas de conteúdo, recomendações a partir da avaliação e rotina de estudos com metas semanais.

Plataforma Iônica

A Iônica, ambiente digital da FTD Educação, é uma plataforma com vários recursos e facilidades para potencializar o seu aprendizado.

 

  • Acesse, leia e aprenda com livros e itens digitais, questões interativas e aulas virtuais. Crie listas personalizadas para adicionar conteúdos em ordem de prioridade.
  • Acompanhe as suas notas, desempenhos e engajamentos em tempo real.
  • Converse com colegas de turma e receba os conteúdos e comentários dos seus professores e professoras no Mural. Cheque a sua rotina acadêmica na agenda.

Enem de cara nova.

Chegou a vez das provas do Exame Nacional do Ensino Médio se atualizarem e já estamos prontos para isso.

A partir de 2024, além de fazer a primeira etapa com o conteúdo regular da FGB, com enfoque em Língua Portuguesa, Redação e Matemática, você irá escolher um dos quatro blocos de provas na segunda etapa, conforme o curso que você quer fazer na universidade:

As universidades vão considerar os resultados das duas etapas nos processos seletivos, então é muito importante você escolher o bloco correto. Fique tranquilo! O Novo Ensino Médio Marista já está preparado para todas essas mudanças e nossas equipes pedagógicas prontas para te apoiar nessa nova jornada.