Obter noções de primeiros socorros, aprender a suturar e apresentar um programa de rádio são apenas algumas das atividades que os alunos do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha e da escola Marista de Terra Vermelha, no Espírito Santo, realizaram durante a Feira de Profissões. O evento reuniu mais de mil pessoas no último final de semana de maio, no Centro Esportivo e Cultural do Colégio.
A Feira, voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, teve como objetivo promover o contato dos estudantes com as diversas profissões e representantes de Instituições de Ensino Superior.
Mara Darós, vice-diretora Educacional do Marista Nossa Senhora da Penha, “a feira da a oportunidade aos alunos de conhecerem os cursos e as faculdades pensando no seu projeto de vida”. Já Evellyn Nery, aluna do 9° ano da Escola Marista de Terra Vermelha, o momento foi esclarecedor. A estudante já analisa as possibilidades profissionais, mas está em dúvida entre os cursos de Direito e Psicologia. “Eu achava que Direito era só saber de leis e como atuar num caso jurídico, mas percebi que vai muito além disso. A Feira foi muito esclarecedora para mim”, relata.
Participaram do evento a Universidade Vila Velha (UVV), Faesa Centro Universitário, Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Emescam, FUCAPE Business School. Os workshops tiveram a exposição de cursos como Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, Direito, entre outros.
O evento contou ainda com a participação dos pesquisadores do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (Lcad) da Ufes, responsável por desenvolver um projeto considerado pioneiro no país, o carro autônomo, batizado de IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), que é um automóvel que anda sozinho. A iniciativa já ganhou repercussão nacional e fez viagem de 74 km entre Vitória e Guarapari. O carro esteve em exposição no Colégio, durante a Feira.
Crédito de Carbono
Pensando no cuidado com a Casa Comum, o Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, por iniciativa do professor de Matemática Ricardo Scopel, fez o levantamento do número de árvores que deverão ser plantadas para compensar todo o gás carbônico gerado durante a realização da Feira de Profissões. A ideia é diminuir a emissão dos gases de efeito estufa, os quais provocam anomalias ambientais associadas às mudanças climáticas que ocorrem em todo o mundo, além de traduzir, de maneira prática, uma maior compreensão sobre seus efeitos e intervir, de maneira prática, na preservação do meio ambiente. As árvores serão plantadas no dia 15 de junho, no próprio espaço do Colégio, pelos alunos que participam da Pastoral Juvenil Marista (PJM).