Conhecimentos são melhor aproveitados quando combinam teoria com prática. Por isso, aqui no Colégio Marista Varginha buscamos sempre vivenciar experiências o mais próximas possível do que é ensinado em sala de aula.
“Aliar a teoria à realidade é essencial para tornar o aprendizado significativo. Além de tornar o processo mais dinâmico e interessante para os estudantes, contribui para que o conhecimento seja retido com mais rapidez e eficácia”, comentou a Vice-diretora Educacional, Vania Faria Ribeiro.
Com esse intuito, recebemos a visita do intercambista alemão Leo Breitkreuz, que participou das aulas de Geografia dos 8º anos para compartilhar a sua experiência como um migrante temporário.
No diálogo com os estudantes comentou sobre as principais diferenças culturais percebidas em sua passagem pelo Brasil, apresentou os pontos positivos e negativos de ser um migrante europeu na América do Sul.
Leo Breitkreuz é estudante de Geografia e reside em Berlim, esteve no Brasil desde o último semestre cursando algumas disciplinas do curso de Geografia na USP/São Paulo.
Segundo o professor de Geografia, Anderson Perrota, a experiência permitiu aos estudantes a contextualização dos estudos em sala de aula e uma abertura ao diálogo intercultural, uma vez que durante o bate-papo com os estudantes trataram sobre temas relevantes do currículo da série, tais como: a relação atual da Alemanha e a visão de um jovem alemão sobre o nazismo, as migrações no país da Europa e os desafios para o futuro da Alemanha.