Engajar crianças e adolescentes em questões internacionais faz parte do processo de formar adultos protagonistas que impactem positivamente na sociedade. Pensando nisso, a iniciativa da Simulação Internacional Marista (SIM) reproduz o funcionamento de organizações globais e promove debates sobre temas de relevância mundial dentro da sala de aula. Com essas práticas, o Colégio Marista prepara alunos para se tornarem cidadãos globalizados, conscientes e capacitados, aptos a enfrentarem desafios e aproveitarem oportunidades em um mundo cada vez mais interconectado.
Algumas das habilidades desenvolvidas pelos estudantes nesta simulação são argumentação, negociação e resolução de conflitos, além do aumento da compreensão sobre questões relacionadas ao clima e à importância da cooperação internacional. Eles também têm a oportunidade de aprimorar suas capacidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe, adquirindo uma visão crítica dos desafios ambientais e sociais e das possíveis soluções para enfrentá-los.
Simulação da ONU em Montes Claros
Este ano, a Simulação no Colégio Marista São José em Montes Claros envolveu cerca de 900 estudantes, do 2º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O evento foi dividido em Conferência do Clima, Assembleia de Comitês e Assembleia Geral. Durante as apresentações, foram discutidos temas como crise climática, conflitos gerais que atingem o Brasil e o mundo, refugiados do clima e a proliferação de doenças.
Durante a programação, os alunos se reúnem e simulam a participação e o protagonismo na Organização das Nações Unidas (ONU), assumindo um papel na função de delegados, representando ONGs, multinacionais e países, para debater problemas da humanidade e definir propostas de intervenção.
Educação para a vida toda
De acordo com a coordenadora do projeto, Graziella Fernandes, a participação dos estudantes é extremamente importante para uma formação que ensina para todas as fases da vida.
“A importância deste evento vai além do contexto escolar, pois além do desenvolvimento acadêmico, os alunos têm a oportunidade de aprimorar habilidades interpessoais como o pensamento crítico, a oratória e a negociação entre as partes. Eles também se envolvem em reflexões sobre a atual geopolítica, buscando compreender e simular a diplomacia internacional”, destacou.
Conheça outras iniciativas de internacionalização Marista aqui.
Para acompanhar as ações que transformam os alunos Marista em cidadãos globais, acompanhe as nossas redes sociais!