Uma preocupação comum entre pais e estudantes do Ensino Médio é conseguir uma vaga na faculdade desejada.
Com um cenário cada vez mais competitivo, principalmente nas melhores universidades e cursos, é preciso contar com todas as ferramentas disponíveis para se destacar.
E nesse momento, o Enem pode dar aquela força, pois uma boa nota na prova aumenta as chances de entrar em uma universidade de ponta, especialmente as públicas.
Conscientes dessa importância, nosso trabalho com os estudantes maristas é focado em oferecer todos os mecanismos necessários para um desempenho de excelência, tanto no viés do conhecimento quanto no viés emocional, para que os educandos se sintam seguros e confiantes de que possuem potencial para atingir seus objetivos. E a receita vem dando certo.
Como o Marista auxilia nos resultados do Enem e de vestibulares?
Nossos alunos do terceirão 2022 tiveram resultados excepcionais nas provas, principalmente em redação, com pontuações acima de 900.
Segundo o professor de Produção de Textos do Colégio Marista Varginha, Tomás Barreto, não é do dia para a noite que essa mágica acontece.
“Trata-se de um trabalho de construção, que consiste em quatro principais pilares: as aulas, que têm caráter teórico e prático, a produção e a correção dos textos semanalmente, os plantões individuais de atendimento aos estudantes e a interdisciplinaridade. Essa metodologia assegura aos nossos estudantes condições de evolução tanto em habilidade de escrita quanto em capacidade de problematização do mundo ao seu redor”, explicou.
Carolina Nogueira Terra foi uma das nossas estudantes com pontuação de 980 na redação. Para ela, o ensino Marista foi essencial para uma nota tão alta, pois desde o início pôde contar com uma equipe preparada e com ferramentas variadas de ensino, que ajudaram no seu processo de evolução.
“As redações são corrigidas de maneira detalhada pelo professor, o que foi essencial para que eu me tornasse ciente dos erros estruturais e gramaticais mais recorrentes, bem como para a expansão do meu repertório sociocultural argumentativo”, destacou ela.
Conclusão
O empenho constante do Marista de melhorar o seu ensino pode ser percebido por meio de resultados, como os observados no decorrer do artigo.
Por meio da formação continuada dos professores e de planos de ação traçados pelas equipes diretivas, que revisam a nossa metodologia e aprimoram os nossos espaços e materiais didáticos, podemos guiar as nossas crianças, adolescentes e jovens a protagonizarem os seus sonhos.