Garantir um bom desempenho na prova de redação do Enem é imprescindível para quem deseja conquistar uma vaga no ensino superior através do SISU. Por isso, a redação marista é um dos principais focos em nossos colégios e escolas.
A prova é aplicada no primeiro dia de exame, nela o candidato precisa fazer uma dissertação argumentativa, com até 30 linhas, sobre o tema proposto pela banca, que em 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Ao fazer a dissertação, o candidato precisa se atentar aos critérios avaliados nas cinco competências cobradas pelo Enem:
- domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
- compreensão do tema proposto e aplicação de conceitos de várias áreas do conhecimento;
- capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos em defesa de um ponto de vista;
- organização dessas informações de forma coesa;
- e uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.
A professora de redação, Paula Ribeiro, garante que, ao compreender a estrutura do texto e aplicar os conhecimentos de várias áreas, o estudante conseguirá escrever sobre qualquer tema.
No entanto, ela adverte que além de dominar a técnica é preciso que o aluno, ao longo de sua jornada, busque desenvolver estratégias argumentativas para demonstrar autoria textual e persuasão.
“Inteirar-se das principais notícias e textos sobre atualidades é de extrema importância, além de organizar o repertório em eixos temáticos”, recomenda Paula.
A cada dia, o Colégio Marista Pio X vem investindo na potencialização da produção textual.
Na Educação Infantil, o Projeto Cântaro das Letras visa desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos estudantes. Além do Projeto Cântaro das Letras, a unidade tem investido esforços no Núcleo de Produção Textual, que avalia a escrita e a reescrita dos estudantes desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
O sucessivo crescimento do alto desempenho dos nossos alunos chama atenção. Neste Enem, 85,6% dos estudantes atingiram mais de 800 pontos na Redação, e, se desdobrarmos esse percentual, podemos dizer que 62,2% fizeram acima de 900 pontos, sem dúvidas, um resultado espetacular.