No Colégio Marista Padre Eustáquio, prioriza-se o bem-estar da comunidade escolar e, com o intuito de atender com mais conforto e tornar o ambiente escolar mais seguro, foi dado mais um passo no programa Escola Segura: a aplicação de sistema de reconhecimento facial na portaria.
Agora, as portarias de entrada de estudantes e responsáveis serão equipadas com sistema de reconhecimento facial. Esse é um dos métodos de segurança tecnológica atuais e reconhecido mundialmente.
Reconhecimento Facial no Marista: como funciona?
Durante o início do mês de junho, todos os responsáveis realizarão o cadastro facial na unidade, a fim de que se possa dar andamento ao processo e utilizar esse sistema o quanto antes para auxiliar no controle de acesso ao Colégio.
O reconhecimento facial é uma medida de segurança altamente utilizada em espaços físicos e virtuais. Depois de ter o banco de dados alimentado, sempre que solicitado, o sistema irá comparar o rosto de uma pessoa com aquele registrado. O algoritmo bastante preciso é capaz de liberar o acesso ou negá-lo.
O Colégio Marista Padre Eustáquio agora passa a contar com esse sistema em nossa portaria, controlando assim o ingresso na unidade.
Sobre o Programa Escola Segura
A implementação de segurança nas portarias por meio reconhecimento facial faz parte do Programa Escola Segura, que tem o intuito de auxiliar a comunidade escolar, proporcionando mais segurança e agilidade na tomada de decisões e na promoção da cultura da paz e segurança escolar.
O programa lista uma série de iniciativas de prevenção, educação e segurança, propondo ações que devem ser implementadas a curto, médio e longo prazo.
O documento leva em consideração as particularidades de infraestrutura do colégio, a formação continuada de colaboradores, a responsabilização, o atendimento à comunidade, o acolhimento aos estudantes, a articulação com órgãos de segurança e a relação entre escola e família.