O Projeto Quinquilharias foi concluído no último dia 25 de novembro com chave de ouro. Todos os anos, a ação é realizada pelas turmas do 3º ano Fundamental Anos Iniciais visando trabalhar o empreendedorismo social dos alunos.
Dessa vez, eles debateram, desde a 2ª etapa, sobre os problemas percebidos no município e por meio da Assembleia de Comitês – ONU Marista, a problemática identificada foi o aumento de pessoas em situação de rua na cidade.
Por esse motivo, as equipes decidiram que todo o valor arrecadado nas “feirinhas” feitas nos intervalos das aulas, com a comercialização de itens – guloseimas, salgados, sucos, gibis, livros, pulseiras – seria distribuído para instituições que acolhem e ajudam pessoas em vulnerabilidade social.
O apadrinhamento ficou da seguinte forma: 3° A matutino – Projeto Luz na rua, 3° B matutino – Casa de acolhimento Rosa Mística e 3° A vespertino – Abrigo Sagrado Coração de Jesus.
O valor total ultrapassou os R$ 5 mil reais e foi entregue em uma cerimônia de encerramento, que contou com a participação das turmas, dos familiares e dos representantes dos projetos beneficiados.
Na ocasião, a diretora-geral Cristine Vieira Castro ressaltou que essa iniciativa trabalhou não apenas o empreendedorismo e conteúdos acadêmicos, como a matemática, mas que também tinha como propósito exercer a solidariedade, um dos grandes valores deixados por Champagnat e parte da identidade Marista, que o colégio se empenha para manter viva, como colégio confessional católico.