O Colégio Marista São José de Montes Claros leva a sério a formação humana e profissional dos alunos. Por esse motivo, criou o componente curricular “Interioridade e Projeto de Vida”.
O componente permite aos estudantes desenvolverem suas capacidades cognitivas e habilidades socioemocionais. O objetivo é estimular uma visão de mundo que promova o bem-estar pessoal e coletivo.
Como funcionam as aulas de Interioridade e Projeto de Vida?
A disciplina é ministrada do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Por meio dela, propõem-se atividades que permitam aos jovens desenvolverem a capacidade de identificar e expressar emoções, terem percepção do próprio corpo e explorarem o sentido profundo da vida.
A partir disso, traçam os primeiros passos para a construção do próprio Projeto de Vida, que engloba empatia, resiliência, autogestão e inteligência emocional como fatores preponderantes para uma vida com sentido.
A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Marília Pimenta, ressalta que uma das intenções da disciplina é trabalhar o relacionamento interpessoal e o respeito ao próximo. Neste 1º semestre de 2023, estão trabalhando em sala a campanha “#nãocurtobullying”, projeto que tem como objetivo identificar, prevenir, conscientizar e combater todas as formas de violência na escola.
As demandas da disciplina respeitam e acompanham a realidade de cada faixa etária. No Ensino Médio, a professora Grasiela Mendes, responsável pelas aulas, coordena o projeto “Os jovens, a música e as emoções”. Possibilita aos estudantes o reconhecimento das emoções e dos sonhos como exercício de autoconhecimento e de expressão.
Segundo ela, é perceptível a mudança de mentalidade dos alunos: “Hoje, têm muito mais compreensão dos benefícios da música para a saúde mental, social e emocional”.
Conclusão
Dentro da perspectiva da educação integral, as aulas de “Interioridade e Projeto de Vida” saem da sala de aula e vão para os espaços abertos do colégio, como o campo, o bosque, as quadras e os jardins, locais que favorecem a conexão com a natureza e propiciam que os alunos reflitam sobre a consciência corporal e exercitem o autocuidado com a saúde mental, a escuta interior e a educação espiritual como parte da vida cotidiana.
Confira nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista para ler mais conteúdos como este!