A proposta de Ensino Bilíngue no Colégio Marista Maceió (AL) é desenvolvida de forma integrada com diversas áreas do conhecimento. Para aprender sobre o processo de metamorfose das borboletas, por exemplo, os alunos dos 2º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram do projeto “The live cycle of a butterfly” – O ciclo de vida de uma borboleta. O objetivo da atividade foi despertar o interesse no processo científico, em uma atividade que destacou junto aos alunos a importância e os cuidados com o meio ambiente. E o melhor: todas as etapas do projeto foram aprendidas e executadas na língua inglesa.
A professora de língua inglesa da Unidade, Flávia Cristina Ribeiro, explicou que, dentre os objetivos das aprendizagens, destacaram-se: conhecer o processo da metamorfose dos insetos; coletar dados referente a reprodução das borboletas; proporcionar condições de vincular a linguagem oral e escrita; desenvolver habilidades de ler e interpretar pequenos textos; e realizar trabalhos em grupos. “Para o ensino da língua inglesa, em especial com estudantes que estão no início da vida acadêmica, trazemos assuntos do cotidiano, que despertam o interesse da turma. Dessa forma, eles conseguem absorver as palavras e desenvolver a escrita de forma lúdica e criativa”, destacou.
Durante três aulas, além de aprenderem e desenvolverem a interdisciplinaridade entre ciências da natureza, matemática e artes, foram trabalhadas habilidades de compreensão textual, pesquisa, oralidade, escrita e argumentação.
Programa Bilíngue
No Marista, a proposta é formar cidadãos para um mundo plural, com a aquisição do segundo idioma, em sala de aula, como diferencial na formação dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. São cinco aulas em inglês por semana, com mais de 200 horas de contato com a língua estrangeira por ano. Tudo em parceria com a Cambridge University Press – departamento da Cambridge University, que propicia aos estudantes o que existe de mais moderno em conteúdo e metodologia.