Em abril, um grupo de alunos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte (MG), participou da Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia contou com a presença do Major Mauro, subcomandante do 22º Batalhão da PM de Minas Gerais, do Cabo Pinho, instrutor do Proerd, da Banda da PM, além de familiares dos formandos e representantes maristas.
Ao longo de 2022, os alunos do 5º e 7º ano tiveram dez encontros semanais de formação com um instrutor, policial militar. A programação contou com uma abordagem dinâmica e lúdica para atrair a atenção dos alunos.
“O encontro teve o objetivo de mostrar que em qualquer situação eles podem contar com a PM e ter a instituição como referência. Houve uma recepção muito positiva dos alunos e enorme interesse pelo Programa”, comenta o Cabo Pinho, instrutor do Proerd.
Para a coordenadora pedagógica do EF II, 6º ao 8º ano, Lilian Costa, em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, o programa contribuiu no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
“O Programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção”, explica. Para ela, o Proerd tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida dos alunos Maristas.
Sobre o Proerd
O programa tem como objetivo preparar crianças e adolescentes a fazerem boas escolhas, tornando-os cidadãos capazes de ter uma vida segura, saudável, responsável e longe das drogas. Ensina também estratégias práticas para evitar situações de risco. É uma parceria entre escola, polícia e família.
Acompanhe nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista!