A cerimônia de Posse dos Representantes de Turma do Colégio Marista Patos de Minas se deu no dia 19/03 e foi iniciada com a composição da mesa de honra pelas autoridades convidadas, incluindo a diretora Adriana Carvalho, os vice-diretores Lilia Vilela e Nino Soares, o Irmão José Rogério, as Orientadoras Educacionais Juliana Castro, Gabriela Cappuzzo e Amanda Dias e os pais da estudante Isabela Hartmann, do 7º ano B, Anderson Rosa da Silva e Mariele Hartmann Rosa da Silva.
O momento representou a importância da parceria entre escola, família e alunos na construção de um ambiente educacional de excelência.
Após a composição da mesa, os alunos presentes tiveram o momento de oração e absorveram as importantes falas das autoridades presentes sobre liderança e sobre a importância da democracia estudantil, com destaque para o papel fundamental dos representantes de turma na construção de um ambiente escolar mais justo e participativo.
Os representantes de turma empossados fizeram o juramento público, conduzido pelo estudante Marcos Vinícius Queiroz Borges, do 8º ano A, expressando seu compromisso em representarem seus colegas e contribuírem para a construção de um ambiente escolar mais positivo e acolhedor.
Em seguida, os representantes de turma eleitos em cada série foram chamados ao palco para receberem seus certificados de posse. O momento foi marcado por aplausos e reverência, evidenciando a alegria e o orgulho dos eleitos por assumirem este importante papel na comunidade escolar.
Em seu discurso, a diretora do Colégio Marista Patos de Minas, Adriana Carvalho, parabenizou os representantes empossados e destacou a importância da participação dos estudantes na vida da escola. Ela enfatizou que os representantes são a voz dos demais colegas e que sua atuação é fundamental para garantir que as necessidades e sugestões dos alunos sejam ouvidas e consideradas.
Segundo a Vice-diretora educacional Lilia Vilela, a escolha dos representantes de turma incentiva o desenvolvimento de habilidades de comunicação, protagonismo e liderança entre os jovens, além de abrir espaço para o diálogo entre a instituição e o corpo estudantil, premissa importante para o fortalecimento do sentimento de pertença e valorização da escola.