A missão de promover a cultura da paz e da solidariedade se intensificou na última semana nas unidades do Marista Centro-Norte.
Conectados com essa premissa, no dia 19 de abril, estudantes e equipe escolar participaram de um momento de sinergia, com a promoção da cultura de paz e dos valores maristas, nos colégios e nas escolas sociais da Instituição.
O Dia da Paz na Escola proporcionou diversas atividades, momentos de oração, música e outras expressões artísticas e culturais, soltura de balões brancos, abraços simbólicos nos espaços, além de palestras e workshops sobre o tema. A data marcou a celebração entre estudantes e educadores de atitudes pessoais e coletivas de convivência fraterna e harmoniosa.
O Dia da Paz na Escola é mais uma das ações da Instituição que visam propiciar ambientes seguros para as crianças e os jovens confiados nos espaços educativos.
A iniciativa foi elaborada com base em um roteiro disponibilizado para as unidades, ressaltando a ambiência de paz e união nos colégios e nas escolas, abordando diversos temas de forma serena acolhedora. Todas as atividades foram desenvolvidas com o intuito de promover o acolhimento e a partilha da cultura de paz entre os estudantes. Dentre os destaques, a dinâmica “Como eu posso ser mensageiro da paz?” promoveu uma roda de debate entre os educandos com a mediação de um professor. Foi um momento de fala e escuta ativa que contribuiu para o foco no tema de maneira espontânea. No fechamento da ação, as unidades declamaram o poema Ser marista, de autoria do professor Rodolfo Bernardino, em mais um momento de partilha e harmonia.
De acordo com o vice-presidente do Marista Centro-Norte, Ir. Iranilson Correia de Lima, essas iniciativas fomentam a formação integral, crítica e cristã, com a promoção dos valores maristas, na construção de um ambiente colaborativo. “Nos espaços de missão do Marista Centro-Norte, acreditamos que a construção de uma sociedade pacífica começa dentro de cada um de nós, nas nossas famílias, nos colégios e na sociedade. É momento de exaltar que a paz continue a ser uma das grandes esperanças”, afirma.
Acompanhe nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista!