As mudanças no currículo escolar, devido ao Novo Ensino Médio, já estão no segundo ano e, com elas, uma série de transformações no dia a dia dos estudantes.
A nova grade não alterou apenas a carga horária, mas também o conteúdo ofertado, que além dos componentes curriculares tradicionais, inclui os Itinerários Formativos, que são eles: Ciências da Vida e da Saúde, Engenharias e Matemática e Humanidades e Linguagens.
Como funciona a rotina dos alunos do Novo Ensino Médio?
É um modelo que tem exigido tempo para assimilação na rotina do aluno. Segundo o aluno Luís Otávio de Souza e Silva, os primeiros dias foram mais desafiadores:
“Nós somos a primeira turma do colégio em Montes Claros, neste modelo, vínhamos de uma fase de aulas on-line na pandemia, que foi alterada drasticamente. Hoje, temos aulas quase todos os dias à tarde e por isso tivemos de mudar a nossa rotina, em especial com relação às atividades complementares que fazíamos, como inglês, futebol, natação, entre outros,” afirma.
Importância do Novo Ensino Médio
Essa divisão por itinerário tem sido uma forma de auxiliar os estudantes de maneira mais direcionada na preparação da escolha profissional. Esse é o caso da aluna Ana Beatriz Amaral Meireles:
“Com o novo formato, em que escolhemos uma determinada área para estudar, eu tomei uma decisão profissional antecipada. Hoje, eu faço parte do itinerário Ciências da Vida e da Saúde e, com isso, além da preparação que temos pelos simulados, estou conseguindo focar meus estudos ainda mais para o vestibular de medicina, que é o meu objetivo de carreira.”
No Marista, os alunos também têm um suporte extra no Ensino Médio. Em parceria com a PUCRS, todas as turmas da 1ª e 2ª série podem escolher duas disciplinas eletivas on-line para cursarem durante o ano.
São aulas com conteúdos atuais e inovadores que, aliadas às oficinas de redação e aos Simulados para o Enem, complementam a rotina de estudo dos pré-vestibulandos e potencializam as chances de aprovação na universidade.
Conclusão
O Novo Ensino Médio objetiva uma formação mais completa, com maior carga horária e um currículo mais extenso e flexível. Assim, o jovem finaliza a sua jornada na Educação Básica se preparando para os desafios do futuro, de acordo com o seu projeto de vida.
Confira nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista para ler mais conteúdos como este!