Metodologias ativas, uso de apps, construção de jogos, aula gamificada, tudo isso faz parte do repertório dos nossos professores de matemática no Marista.
“Para conseguir um bom engajamento dos alunos é preciso inovar”, conta a professora Elmicea Serejo. “E os alunos do 6° ano tiveram uma experiência muito significativa através da aula invertida. Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-los, e trazem o que aprenderam para ser discutido em sala de aula.”, explicita.
A prof.ª Elmicea, que já é MIE Expert (comunidade global de educadores inovadores da Microsoft), foi uma das cinco profissionais do Marista Araçagy classificadas no Prêmio Marista de Inovação, que reuniu educadores de mais de 90 colégios maristas na competição.
Ela participou na categoria Anos Finais e, apesar de não ter conquistado o pódio, trouxe significativas contribuições para unidade educativa, como o incentivo aos demais colegas na inovação e aperfeiçoamento constantes. A expectativa é que ainda mais educadores se inscrevam e participem do Prêmio em 2024.
As aulas diferenciadas não se restringem ao Ensino Fundamental. Recentemente, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio concluíram o projeto “O cálculo de paralaxe e o uso de instrumentos de medição indireta”, como parte das atividades diversificadas e avaliativas.
Durante esse projeto, os alunos aprofundaram seus conhecimentos em trigonometria de maneira prática, construindo e utilizando instrumentos como quadrantes, astrolábios, sextantes e teodolitos para realizar medições.
Veja mais sobre o projeto:
O coordenador de matemática, Daniel Melo, comenta que entre os objetivos da atividade estão “reconhecer a relação da matemática e outras áreas do conhecimento percebendo sua presença nos mais variados campos de estudo e da vida humana, além de promover o trabalho, cooperação e tomadas de decisões em equipe”.
“Neste ano, vamos ampliar e envolver toda escola no Dia da Matemática (6 de maio), com jogos como charadas matemáticas com passa ou repassa, desafio dos palitos, sudoku, quadrado mágico, cubo mágico, origami e xadrez”, adianta o coordenador.