Com o objetivo de promover a cultura da paz e a comunicação não violenta, foi lançado no Colégio Marista Palmas (TO) o Projeto Mediação de Conflitos em parceria com a Seção de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Tocantins.
Por meio da metodologia dos “círculos de paz”, os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio são incentivados a expressar suas emoções, a ouvir o outro e a buscar soluções construtivas para seus conflitos, em uma lógica inversa à da ‘cultura punitiva’.
De acordo com Vitor Ferreira, Facilitador do Tribunal de Justiça do Tocantins, “a mediação de conflitos é uma alternativa humanizada, educativa e preventiva. Ela busca compreender as causas e necessidades das partes envolvidas, promovendo a reconciliação e a reconstrução de relações saudáveis na escola”.
A iniciativa busca prevenir e solucionar atritos, especialmente o bullying, através de uma abordagem eficaz na resolução dos conflitos. Ela também promove o diálogo, a empatia e constrói soluções duradouras entre os estudantes.
A partir do Projeto Mediação de Conflitos, “esperamos construir em nossos alunos relações mais saudáveis e acolhedoras, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além da promoção de um ambiente escolar seguro e inclusivo”, afirma Heliane Concesso, Diretora do Colégio Marista Palmas.
A estudante do 9º ano, Isadora Godinho, acredita que “esse projeto que o Colégio está trazendo é de extrema importância, porque o bullying precisa ser falado, e é um assunto que impacta diretamente a vida dos estudantes e adolescentes”.
Acompanhe nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista!