Você sabia que o hábito de estudar é um ótimo exercício para o aprendizado constante? Segundo Eliane Martins Maia, orientadora educacional do NAP III (Ensino Fundamental II Anos Finais) do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (ES), o estudo é considerado uma prática de sucesso que potencializa o processo de aprendizagem, pois aciona os estímulos cerebrais que são primordiais para assimilação de novas informações, por exemplo, a memória, a concentração, a autorregulação e a metacognição. “O estudante que tem uma boa gestão dos estudos faz do hábito um momento prazeroso, despertando o gosto pelo aprender a aprender”, destaca Eliane, que é pedagoga, psicopedagoga e especialista em metodologias EAD.
Mas como motivar crianças, adolescentes e jovens a transformar o estudo em um hábito? Eliane explica que o interesse pelo estudo é algo singular e pode ser motivado por meio de metas, objetivos ou desafios que despertem o desejo de superação. “Organizar as tarefas em etapas, manter o equilíbrio emocional e visualizar o sucesso também são ações que favorecem a motivação”, explica.
Ainda segundo a especialista, há diversos estilos de aprendizagem: “É importante o estudante definir quais são as técnicas ideais de acordo com sua rotina e estilo. As principais são: os mapas de conceito; o diário de estudo com síntese do cada conteúdo; a técnica pomodoro (intercalar o tempo de estudo com pequenos momentos de descanso); o fichamento de conceitos; a produção de ilustrações sobre o tema estudado; a gravação de áudio ou vídeo explicando o assunto; a produção de músicas; entre outras”.
Além disso, Eliane destaca que é crucial manter uma rotina de estudos sempre no mesmo horário, levando em consideração: o cronograma biológico que influencia no desenvolvimento cognitivo; a escolha de um local tranquilo, confortável, arejado e com boa iluminação; a prática de atividades físicas; os momentos de lazer; uma alimentação saudável e sono regular. Essas estratégias facilitam a aprendizagem e são essenciais neste processo.
Pedro Colnago, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, conta que não tem uma rotina de estudos que envolva um quantitativo de horas, mas estuda todos os dias. “Tenho o hábito de rever o conteúdo aprendido em sala de aula e, quando sinto que não compreendi muito bem, dou mais atenção a este assunto. Também costumo estudar mais as disciplinas que tenho menos afinidade, como Português e Inglês”, explica.
O apoio da família também é essencial para os alunos, pois, Segundo Vigotsky, “A aprendizagem não é apenas um processo cognitivo, é também afetivo”. Portanto, a família tem papel fundamental neste processo por viabilizar recursos que auxiliam o estudante em sua rotina”, aponta.
Na casa da Cristhiani Fontes, mãe da Bárbara, aluna do 7º ano, “apoio é o que não falta”. “Eu sempre elogio quando ela consegue bons resultados nas provas e quando ela fala que já fez todos os deveres que tinha. Quando acontece de ter alguma nota abaixo da média, pergunto qual foi a dificuldade que ela teve e se ela quer algum tipo de ajuda. Falo também que acredito nela e que ela vai conseguir recuperar”, explica.
O Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (ES) proporciona diversas atividades voltadas para a motivação e autonomia cognitiva dos estudantes, como projetos interdisciplinares, momentos de debate sobre qualidade de vida e projeto de vida, palestras para as famílias e os estudantes. “A equipe docente mantém as agendas de tarefas atualizadas diariamente e promove ações que incentivam a proatividade e autorresponsabilidade em relação aos estudos. Também utilizamos diversos recursos digitais, como plataformas e aplicativos que facilitam o monitoramento das tarefas. Além disso, nossas salas são iluminadas e projetadas para facilitar a concentração dos estudantes, bem como dispomos de uma biblioteca ampla e com horários determinados para pesquisa e estudo no contraturno escolar. Também, ofertamos atendimento individualizado e monitoramento de desempenho acadêmico”, finaliza Eliane.