Na evolução do sistema educacional, a tecnologia vem proporcionando muitas transformações e ganhando cada vez mais espaço em sala de aula. No Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré (PA), diversas ferramentas captam a atenção dos alunos de forma diferenciada e tornam o processo de aprendizado mais lúdico e interessante.
Com aulas mais dinâmicas e atraentes, o uso da tecnologia atrai a atenção dos alunos, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem. A Sala Maker, Metodologia STEAM e robótica são alguns exemplos de investimentos em tecnologia educacional.
Marcelo Carvalho, assistente de tecnologia educacional, destaca a importância da atualização da forma de ensino. “Trazer os conceitos de tecnologia educacional para a realidade de sala faz com que haja uma ruptura na forma tradicional de lecionar e convida professores e principalmente os estudantes a mergulharem na forma de aprender mais atual. Esse formato não ignora que há um excesso de tráfego de informações rodeando os estudantes, mas trabalha fazendo com que essas informações sejam direcionadas, tornando a educação mais leve e otimizada”, afirma.
Investimentos em tecnologia
A parceria com a Microsoft, que possibilita a utilização dos aplicativos tanto na sala de aula como nas formações para professores, é um dos métodos utilizados. Na Sala Maker, os alunos são protagonistas das atividades, com base nas orientações dos docentes. A robótica é outro destaque na preferência dos estudantes. Além de criar robôs e trabalhar programação, é estimulado o conceito de atividade em equipe e a lógica matemática.
Outro diferencial da escola é o uso da metodologia STEAM, que é utilizada para a implantação em projetos multidisciplinares e que trabalham os conceitos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. “Esse ensino permite aos estudantes desde cedo serem críticos e assertivos em suas tomadas de decisões e, consequentemente, em suas atividades futuramente no mercado de trabalho”, destaca Marcelo.