O Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, completou 70 anos na segunda-feira (4). Para marcar a data, foi realizada uma Missa em ação de graças pelas 7 décadas de missão na cidade capixaba.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Hadeleon Santana e contou com a presença expressiva da comunidade Marista e autoridades nas áreas da política e da educação.
A Celebração Eucarística realizada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi organizada pela Assessoria de Missão do Colégio.
O momento de Ação de Graças foi um dos mais emocionantes da Missa. Os irmãos Maristas, acompanhados da Equipe Diretiva, colaboradores, alunos, ex-alunos e professores, depositaram rosas aos pés das imagens de São Marcelino Champagnat e Nossa Senhora Boa Mãe. O gesto, ato simbólico, materializou a sincera gratidão a todo legado de fé e espiritualidade fundado por São Marcelino sob a proteção de Nossa Boa Mãe.
Ao final da celebração, o padre Hadeleon Santana, agradeceu o trabalho evangelizador dos Maristas. “A nossa gratidão pela presença dos Maristas aqui conosco a 70 anos difundindo o bem, a paz e a construção da pessoa humana. Desejamos com as bençãos de Deus que esta data se prolongue por muitos e muitos anos continuando a fazer o bem como nos ensinou São Marcelino Champagnat.
O Irmão Danilo Silva, responsável pela comunidade Marista em Vila Velha, ressaltou a importância da educação evangelizadora para a sociedade. “É vida e missão realizada em solo capixaba. Formamos a história deste povo e queremos continuar acreditando numa educação evangelizadora transformadora. Que venham mais 70 anos transformando a vida deste povo neste chão e nesta missão”.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, participou da celebração e destacou a importância dos Maristas para a cidade. “Nesses 70 anos de Marista nós de Vila Velha estamos muito felizes! São 70 anos de transformações de vidas. Desejo tudo de bom e que vocês permaneçam por muitos anos na nossa cidade, acolhendo e transformando nossas crianças e jovens em bons cidadãos”.
O diretor do Colégio, Álvaro Gonçalves, agradeceu a todos no envolvimento junto à missão. “Fazemos parte da história de Vila Velha e o colégio tem esta missão de tornar Jesus conhecido, amado e de formar integralmente nossos alunos e assim contribuir para uma sociedade mais justa, mais capaz de decisões assertivas que visem o bem de todos. Parabéns ao colégio, a nossa comunidade educativa e aos irmãos que trouxeram esse projeto lindo há 70 anos que hoje traz frutos maravilhosos para nossa cidade e nossa missão”, finalizou.
As comemorações, do aniversário de 70 anos, seguem ao longo do ano. Entre os dias 20 a 22 de março, será realizada uma projeção mapeada na fachada do Colégio, relembrando os principais momentos e personagens de trajetória.